Turquia suspende comércio com Israel em meio a conflito em Gaza

A Turquia anunciou nesta sexta, 3, que interromperá o comércio com Israel, no valor de 7 bilhões de dólares por ano, até que um cessar-fogo permanente e ajuda humanitária sejam garantidos em Gaza. Esta decisão marca a primeira vez que um dos principais parceiros comerciais de Israel interrompe o comércio devido ao conflito.

O ministro do Comércio turco, Omer Bolat, afirmou que a “atitude intransigente” de Israel e a deterioração da situação na região de Rafah, no sul de Gaza, foram os principais motivos por trás da decisão de suspender todas as exportações e importações com Israel. Em resposta, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, criticou a medida, acusando o presidente turco, Tayyip Erdogan, de comportamento ditatorial e violação dos acordos comerciais internacionais.

O grupo militante Hamas, que governa Gaza, elogiou a decisão da Turquia como corajosa e favorável aos direitos palestinos. A Turquia está agora em negociações com os palestinos para explorar acordos alternativos que garantam que eles não sejam prejudicados pela suspensão do comércio, que incluiu 5,4 bilhões de dólares em exportações turcas e 1,6 bilhão de dólares em importações israelenses no ano passado. As principais exportações turcas para Israel são aço, veículos, plásticos, dispositivos elétricos e maquinário, enquanto as importações de Israel para a Turquia são dominadas por combustíveis.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*