O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que a primeira semana de maio manterá a tendência de chuvas acima da média em grande parte das regiões Norte e Sul do Brasil. A previsão indica que as chuvas também atingirão o leste da Região Sudeste, bem como áreas dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, e regiões pontuais do centro-sul da Região Nordeste até o dia 6.
A situação é especialmente crítica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde a atuação de um sistema frontal tem causado fortes chuvas. No Rio Grande do Sul, as chuvas já resultaram em 13 mortes e 21 pessoas estão desaparecidas. Para esta quinta, 2, o Inmet emitiu alerta de perigo potencial para parte do estado, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, entre 40-60 km/h, até às 13h.
Além disso, o Inmet prevê que a semana poderá registrar grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar 70 milímetros (mm), especialmente no norte do país. A combinação de calor, alta umidade e a presença da Zona de Convergência Intertropical continua a influenciar as instabilidades na região, gerando chuvas intensas.
Seja o primeiro a comentar