O prazo final para os eleitores solicitarem a emissão do primeiro título, atualizarem seus dados cadastrais, regularizarem sua situação com a Justiça Eleitoral e até mesmo pedirem a transferência de domicílio eleitoral está se aproximando, encerrando-se em 8 de maio. Esta data também é o limite para aqueles que precisam cadastrar gratuitamente sua biometria nos cartórios eleitorais mais próximos.
Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Os eleitores que não estiverem em situação regular não poderão votar nas eleições de 6 de outubro, no primeiro turno, que ocorrerão em mais de 5,5 mil municípios do país, com exceção do Distrito Federal. O cadastro só será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.
Além de ficar impossibilitado de votar, o eleitor em situação irregular pode enfrentar dificuldades para emitir documentos como passaporte, matricular-se em universidades, tomar posse em cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo.
Seja o primeiro a comentar