EUA começam a construir píer marítimo na costa de Gaza para receber ajuda humanitária

Tropas norte-americanas deram início à construção de um píer marítimo na costa de Gaza para acelerar o fluxo de ajuda humanitária para o enclave quando o píer estiver operacional, previsto para maio, anunciou no Pentágono nesta última quinta, 25.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, havia anunciado a construção do píer em março, respondendo ao apelo de autoridades de ajuda humanitária por facilitação do acesso de suprimentos a Gaza. No entanto, há incertezas sobre a eficácia do píer em ampliar a ajuda, com preocupações crescentes sobre a fome no norte de Gaza.

Autoridades alertam que a ajuda humanitária recebida pelo píer precisará passar pelos postos de controle israelenses em terra, levantando questões sobre possíveis atrasos mesmo após a chegada à costa. Além disso, a preocupação com a segurança das tropas dos EUA aumentou após relatos de ataques perto da área de construção do píer.

Inicialmente, o píer deverá movimentar 90 caminhões por dia, podendo aumentar para 150 quando estiver totalmente operacional. Cerca de 1 mil soldados americanos deverão apoiar o esforço militar, incluindo células de coordenação em Chipre e Israel. A construção do píer conta com o apoio logístico do Exército israelense.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*