Operação Pickpocket prende grupo especializado em roubo de celulares

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou nesta segunda, 22, a Operação Pickpocket, visando desarticular uma organização criminosa especializada em furto, roubo, estelionato e receptação de aparelhos celulares em eventos de lazer no DF. Com cerca de 300 policiais envolvidos, a operação cumpre 52 mandados de busca e apreensão em diversas regiões, incluindo Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras, além de cidades vizinhas.

Ao todo, 32 suspeitos estão sob investigação, a maioria com antecedentes criminais por crimes patrimoniais, e até o momento, seis deles foram presos. A designação “Pickpocket” remete aos “batedores de carteira”, responsáveis por furtar celulares de bolsos e bolsas durante eventos de lazer. A investigação, iniciada em abril de 2023, revelou a estrutura da organização, dividida em seis núcleos, incluindo organizadores, executores e receptadores.

Os crimes investigados, como furto, roubo e estelionato, acarretam penas de reclusão de até 10 anos, além de multa. Segundo a Polícia Civil, a operação surge como resposta ao aumento desses crimes, principalmente em eventos de grande porte. Em abril de 2023, cinco suspeitos foram presos em flagrante durante um evento internacional, sendo posteriormente condenados pelos crimes cometidos.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*