Confrontos durante distribuição de ajuda humanitária deixam cinco mortos em Gaza

Cinco palestinos perderam a vida e outros 30 ficaram feridos durante um tiroteio e uma fuga desordenada durante a distribuição de ajuda alimentar neste  sábado, 30, conforme relatado pelo Crescente Vermelho da Palestina. Três dos mortos foram atingidos por tiros, enquanto milhares aguardavam a chegada de caminhões carregados de farinha e outros alimentos nos arredores da cidade de Gaza.

Vídeos divulgados pela agência de notícias AFP mostram caminhões avançando em meio ao escuro, passando por lixo em chamas, enquanto tiros, gritos e buzinas ecoam ao fundo. Testemunhos relataram que membros dos “comitês de proteção popular” dispararam para o ar, ferindo várias pessoas, enquanto os caminhões avançavam e tanques israelitas, posicionados a algumas centenas de metros de distância, também efetuavam disparos.

Enquanto a maioria dos 2,4 milhões de habitantes em Gaza enfrenta ameaça de fome, a entrada de ajuda humanitária no território palestino é rigorosamente controlada por Israel. Na última quinta, 28, o Tribunal Internacional de Justiça da ONU ordenou que Israel fornecesse “ajuda humanitária urgente” a Gaza, diante da “fome emergente” na região.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*