Governo do Distrito Federal intensifica ações para reduzir população de rua

O Governo do Distrito Federal (GDF) está intensificando as ações voltadas à redução da população em situação de rua, com a divulgação de iniciativas em andamento e outras em fase de projeto.

Em anúncio feito nesta última quinta, 14, o governo revelou planos para a construção de um espaço para pernoite e um novo hospital veterinário. Um plano de ações está em fase final de elaboração, aguardando apenas as sugestões do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) para ser divulgado até o fim deste mês.

Essas ações ganham destaque após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo a remoção forçada de pessoas em situação de rua, exigindo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Diante desse cenário, o GDF intensifica seus esforços, buscando alinhar suas medidas com a legislação vigente e os direitos desses cidadãos.

Com cerca de 2.938 pessoas em situação de rua, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), o governo focaliza em uma abordagem ampla e integrada para atender às necessidades desse grupo vulnerável. O desafio é complexo, envolvendo a atuação de diversos setores do governo, além do apoio do Ministério Público e demais entidades, para garantir o sucesso dessas iniciativas.

Diante dos 74 pontos de ocupações registrados pela DF Legal em todo o Distrito Federal, o governo delineia estratégias para intervir em cada local com comunicação prévia e ações específicas. O objetivo é promover a inclusão social e oferecer alternativas para que essas pessoas tenham acesso a condições dignas de moradia e qualidade de vida.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*