Começa nesta sexta (15) o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2024

Os contribuintes brasileiros deram início nesta sexta, 15, ao processo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, referente ao ano-base 2023. Este ano, a Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões de declarações, um aumento em relação ao ano anterior. O download do programa gerador começou na última terça-feira, permitindo que os contribuintes com conta prata ou ouro no Portal Gov.br antecipassem o preenchimento dos formulários, mas a transmissão só está liberada a partir de hoje.

A declaração deste ano traz diversas mudanças em relação ao ano passado, incluindo o aumento do limite máximo de isenção do Imposto de Renda, que agora é de R$ 30.639,90. Houve também ajustes nos valores relativos ao patrimônio mínimo e à renda de atividade rural isenta e não tributada. No entanto, os valores de dedução permanecem inalterados. A legislação que trata das offshores e dos fundos exclusivos trouxe novas obrigações para a declaração, exigindo que os bens abrangidos por essa lei sejam declarados.

O prazo para entrega da declaração se estende até 31 de maio, às 23h59min59s. Quem não cumprir o prazo estará sujeito a multa, que pode variar entre 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*