Antes mesmo de estrear no Grand Prix em Budapeste (Hungria) no domingo, 10, a brasileira Nathalie Moellhausen já carimbou a primeira vaga do país na esgrima nos Jogos de Paris, por meio do ranking olímpico. Nesta última sexta, 8, Nathalie foi beneficiada pelo mau desempenho de duas concorrentes diretas – a canadense Ruien Xiao e a argentina Isabel Di Tella – que não foram bem após a estreia no GP de Budapeste, a penúltima competição antes do fechamento do ranking.
Rivais caem no quadro preliminar da Hungria e Nathalie Moellhausen garante a classificação para os Jogos de Paris.
A brasileira, campeã mundial de espada em 2019 e número oito do mundo, é atualmente a melhor atleta das Américas e ocupa a quinta posição na classificação olímpica geral (118 pontos). Nathalie amealhou a vaga antecipada em Paris 2024 porque não pode mais ser alcançada pelas adversárias no ranking olímpico. Ruien Xiao, segunda colocada das Américas, se despediu do GP de Budapeste na fase preliminar, mantendo seus 75,5 pontos. A outra concorrente direta de Nathalie na corrida olímpica, a argentina Di Tella, também caiu em jogo do quadro principal e segue com 58 pontos na classificação.
Com a vaga já assegurada em Paris, Nathalie, de 38 anos, está prestes a competir em sua terceira Olimpíada na carreira – as anteriores foram a Rio 2016 e Tóquio 2020. O último título de Nathalie foi no Grand Prix (Catar), em janeiro de 2023.
Primeiras a estrearem nesta sexta, 8, em Budapeste, Victoria Vizeu, Maria Rita de Camargo, Maria Carolina Guimarães e Marcela Silva perderam na fase preliminar e estão fora da disputa do quadro principal.
Estreias
Neste sábado, 9 começa a disputa masculina em Budapeste.. Um dos destaques brasileiros é Alexandre Camargo, em preparação para o Pré-Olímpico da Costa Rica – dias 6 e 7 de abril. A delegação masculina conta também com Pedro Petrich e Leandro Seini.
Seja o primeiro a comentar