O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta, 1º, um alerta para diversas regiões do país, incluindo a Metropolitana de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, prevendo chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros por hora, além de ventos que podem atingir velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora nas próximas 24 horas. A população está sendo alertada sobre o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta os residentes a tomar precauções, evitando abrigar-se debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda. Além disso, é recomendado desligar equipamentos eletrônicos e o quadro geral de energia das residências. A população pode obter informações adicionais junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e contatar o Corpo de Bombeiros no número 193.
As áreas potencialmente afetadas abrangem a Zona da Mata, Vale do Rio Doce, central, sul, noroeste e litoral norte do Espírito Santo, Campinas, Vale do Mucuri, leste Goiano, norte, central, oeste, sul/sudoeste e noroeste de Minas Gerais, sul e extremo oeste baiano, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Paraíba Paulista, noroeste, norte e centro fluminense, Piracicaba, Metropolitana de São Paulo, macro Metropolitana Paulista, Distrito Federal e Metropolitana do Rio de Janeiro. A população dessas áreas deve estar atenta e seguir as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança durante o período de alerta.
Seja o primeiro a comentar