Prazo final para entrega dos comprovantes de rendimentos se encerra nesta quinta, 29

Empresas e instituições financeiras têm até esta quinta, 29, para disponibilizar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Esses documentos são essenciais para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, cujo período de entrega está programado para iniciar em 15 de março. As empresas podem enviar os dados por e-mail, links online ou aplicativos móveis, facilitando o acesso dos contribuintes.

Os comprovantes de rendimentos desempenham um papel crucial na fiscalização da Receita Federal. Além de detalhar valores recebidos no ano anterior, eles devem explicitar descontos para a Previdência Social e o Imposto de Renda retido na fonte. Informações sobre contribuições para a Previdência Complementar e planos de saúde coletivos também devem constar nos documentos. Para servidores públicos federais, o informe de rendimentos está disponível no site ou aplicativo SouGov.br.

Aposentados e pensionistas do INSS podem acessar seus comprovantes online, através da página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. Planos de saúde individuais e fundos de pensão também estão sujeitos à obrigatoriedade de fornecer os documentos. Vale ressaltar que, desde o ano passado, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda foi alterado, permitindo o envio entre 15 de março e 31 de maio, proporcionando mais tempo para os contribuintes organizarem suas informações.

Caso não receba os informes no prazo, é recomendado que os contribuintes busquem o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Em situações de atraso persistente, a Receita Federal pode ser acionada. E, em casos de erros ou divergências, o contribuinte deve solicitar um novo documento corrigido.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*