O governo chinês extinguiu as tarifas antidumping aplicadas sobre o frango brasileiro, conforme anunciado pelos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Em nota conjunta, as pastas explicaram que a sobretaxação deixou de vigorar no último dia 17, mas que o governo brasileiro só foi informado nesta última terça, 27.
Essa sobretaxa, em vigor desde 2019, variava de 17,8% a 34,2%, dependendo da empresa exportadora. A medida também revoga o compromisso de preços que 14 frigoríficos brasileiros tinham celebrado, comprometendo sua competitividade.
A extinção da tarifa surge após intensas negociações e cooperação bilateral em 2023 entre as autoridades chinesas e brasileiras. Mesmo sob as tarifas, as exportações de carnes de aves para a China apresentaram crescimento, totalizando US$ 1,61 bilhão em 2023, com um aumento de 19,7% em relação ao ano anterior, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O direito antidumping é aplicado quando um país alega que um concorrente está produzindo mercadorias abaixo do preço de custo, resultando em competição desleal.
Seja o primeiro a comentar