Na última quarta, 21, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, autorizou a instalação de 11 novas tendas de acolhimento destinadas aos pacientes com dengue. A medida visa ampliar o atendimento médico à população e desafogar outras unidades da rede de saúde. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF, que também divulgou o edital de chamamento público para a instalação dos espaços, além da prestação de serviços de atendimento e hidratação aos pacientes.
As tendas serão montadas em diversas regiões, incluindo Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, Plano Piloto, Paranoá, Planaltina e Águas Claras. Ceilândia e Samambaia, que já contam com uma estrutura, também serão beneficiadas com mais um espaço de acolhimento. A procura por esses locais tem sido significativa, correspondendo a mais de 27% do total de atendimentos, somando as unidades básicas de saúde. Em média, nove mil pessoas são atendidas semanalmente, sendo que as tendas de Samambaia, São Sebastião e Ceilândia são as mais movimentadas.
Desde a inauguração das primeiras tendas há um mês, mais de 37 mil atendimentos foram realizados aos pacientes diagnosticados com dengue. A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou que a ampliação da rede visa levar atendimento médico mais próximo à população, evitando deslocamentos até hospitais e descongestionando outras unidades de saúde.
Os interessados em participar do processo de chamamento público devem encaminhar as propostas até as 15h do dia 28 de fevereiro para os e-mails inexigibilidade.sesdf@saude.df.gov.br e inexigibilidade.sesdf@gmail.com.
Seja o primeiro a comentar