O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação em um evento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Adis Abeba, capital da Etiópia. Agendado para a última sexta, 16, o encontro da FAO visava discutir o financiamento para a segurança alimentar em países impactados pela mudança climática, contando com a presença de diversos líderes africanos. No entanto, uma reunião de emergência convocada pelo presidente de Angola, João Lourenço, mediador designado da União Africana, para abordar as tensões entre Ruanda e a República Democrática do Congo, esvaziou o evento da FAO.
Com a ausência dos chefes de Estado, incluindo o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, o presidente Lula acabou jantando na residência oficial do embaixador brasileiro na Etiópia, Jandyr Ferreira dos Santos. Além disso, outros compromissos bilaterais de Lula foram afetados, incluindo reuniões previstas com o presidente do Quênia, Willian Ruto, e o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, devido a atrasos e congestionamentos na capital etíope.
Neste sábado, 17, Lula participará da reunião de cúpula anual da União Africana, abordando temas como relações comerciais, transição energética, combate à desigualdade e à fome, desenvolvimento sustentável e reformulação nos organismos internacionais.
Seja o primeiro a comentar