Nesta quarta, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Cairo, Egito, marcando o início de uma visita oficial de dois dias ao país. As atividades oficiais começam na quinta, 15, com uma reunião crucial com o presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, seguida por assinaturas de acordos bilaterais e uma coletiva de imprensa. O líder brasileiro também planeja uma visita à sede da Liga dos Estados Árabes durante sua estadia.
A agenda do presidente Lula no Egito destaca temas como o combate à desigualdade e à fome, transição energética, mudanças climáticas e reformas nas instituições internacionais. Ainda, a viagem visa fortalecer os laços comerciais entre o Brasil e o Egito, celebrando os 100 anos de relações diplomáticas. Em 2023, o comércio bilateral atingiu US$ 2,8 bilhões, e a expectativa é que essa parceria se expanda após a abertura do mercado egípcio para produtos brasileiros.
A visita ao Cairo simboliza a celebração do centenário das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, um país que se destaca como o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África, superado apenas pela Argélia. Ao término da visita ao Egito, o presidente Lula e sua comitiva embarcam para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde o líder brasileiro participará, como convidado, da Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana nos dias 16 e 17.
Seja o primeiro a comentar