Aumento acentuado de casos de dengue no RJ preocupa autoridades de saúde

O estado do Rio de Janeiro enfrenta uma preocupante escalada nos casos de dengue, registrando 39.311 casos prováveis e três óbitos entre janeiro e 12 de fevereiro deste ano, de acordo com o Painel Monitora da Secretaria de Estado de Saúde. O aumento é notável, pois, apenas uma semana antes, em 5 de fevereiro, o estado contabilizava 25.136 casos. Esse crescimento expressivo de 56% acende um alerta, especialmente quando comparado aos 51.479 casos registrados em todo o ano passado, com 32 mortes, pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ).

Durante o período de Carnaval, a Secretaria de Saúde está intensificando esforços para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, oferecendo aplicação de repelentes aos foliões na Avenida e capacitando profissionais de saúde em todos os 92 municípios do estado. O município do Rio de Janeiro, em estado de emergência, reconhece oficialmente a presença de uma epidemia, com 13.550 casos confirmados em 2024, mais da metade dos casos de 2023 e quase o triplo dos casos de 2022. As áreas mais afetadas são os bairros de Campo Grande e Guaratiba, na Zona Oeste, com uma incidência de 476 casos para cada 100 mil habitantes.

A Secretaria de Saúde está empenhada em distribuir insumos e equipamentos aos municípios com maior incidência de casos, visando conter a disseminação da dengue e proteger a população durante esse período crítico.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*