Agricultores espanhóis uniram-se a uma onda de manifestações em toda a Europa, bloqueando importantes rodovias do país nesta terça, 6. O protesto, inicialmente convocado para quinta-feira, foi antecipado por muitos agricultores que levaram seus tratores às ruas, causando congestionamentos em diversas regiões, de Sevilha e Granada a Girona, próxima à fronteira com a França. Em Girona, tratores se reuniram com cartazes que destacavam a importância dos agricultores na produção de alimentos.
Assim como manifestantes em outros países europeus, como França, Bélgica, Itália e Portugal, os agricultores espanhóis expressam preocupações sobre o peso crescente da burocracia da União Europeia, os baixos preços dos produtos e os custos em constante aumento. Alegam que as rígidas regras impostas pela UE para proteção ambiental os tornam menos competitivos em comparação com agricultores de outras regiões, como América Latina e Europa não pertencente à UE.
Os bloqueios de estradas ocorrem em meio a uma onda de protestos que, em alguns casos na França e Bélgica, escalaram para confrontos violentos com a polícia nos últimos dias. O descontentamento generalizado destaca as tensões enfrentadas pelos agricultores diante de desafios econômicos e regulatórios.
Seja o primeiro a comentar