Na tarde desta última terça, 30, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio que definiu os 40 confrontos eliminatórios da primeira fase da Copa do Brasil. A competição terá início em 21 de fevereiro, reunindo 80 dos 92 clubes participantes. O restante das equipes entrará diretamente na terceira fase, que contará com jogos de ida e volta. A CBF ainda divulgará o calendário completo com datas e horários das partidas.
O destaque da primeira chave ficou por conta do Cruzeiro, maior campeão da Copa do Brasil com seis títulos, que enfrentará o Sousa-PB em sua estreia, na cidade homônima ao clube. Seguindo o regulamento, times melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes estreiam fora de casa, mantendo a vantagem do empate para avançar. Corinthians, Fortaleza e Bahia também iniciarão a jornada fora, enfrentando Cianorte-PR, Fluminense-PI e Moto Club, respectivamente.
Entre os estreantes, o Audax-Rio, de Angra dos Reis (RJ), fará sua primeira participação enfrentando a Portuguesa-RJ em casa. Destaque ainda para o clássico tocantinense entre Capital e Tocantinópolis. Os dois vencedores de cada grupo avançarão para a próxima fase, composta por 20 times, com confrontos eliminatórios em jogo único, decididos em pênaltis em caso de empate.
A partir da terceira fase, a Copa do Brasil reunirá os classificados e os clubes tradicionais como Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Botafogo e RB Bragantino, além de Athletico-PR, Ceará, Goiás e Vitória, representantes brasileiros na Copa Libertadores de 2024, nono colocado na Série A do Brasileirão 2023, campeão da Copa do Nordeste, campeão da Copa Verde e campeão da Série B, respectivamente.
Seja o primeiro a comentar