O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta última quinta, 25, a declaração de situação de emergência na saúde pública devido ao crescente risco de uma epidemia de dengue. A medida, publicada em decreto no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), concede ao governo a autoridade para adotar medidas administrativas necessárias, incluindo aquisição de insumos, materiais e contratação de serviços para conter a propagação dessas doenças.
Enquanto a situação sanitária relacionada à dengue não for estabilizada, o decreto permanecerá em vigor. A emergência pública em saúde tem foco nas ações decorrentes da situação sanitária específica e permite o remanejamento de servidores para reforçar as operações do GDF. A coordenação das ações e serviços de saúde será conduzida pela Secretaria de Saúde, que também terá autorização para a contratação temporária de profissionais visando intensificar o combate à dengue.
O último boletim epidemiológico revelou um aumento alarmante nos casos prováveis de dengue, com 16.079 notificações somente neste mês, representando um aumento de 646,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ceilândia lidera as regiões administrativas em incidência, seguida por Sol Nascente/Pôr do Sol, Brazlândia e Samambaia. Três óbitos por dengue já foram confirmados neste ano, ressaltando a urgência das medidas adotadas pelo GDF.
Seja o primeiro a comentar