Início da vacinação contra dengue pelo SUS está prevista para fevereiro

O Ministério da Saúde anunciou que 521 municípios brasileiros em 37 regiões de saúde, consideradas endêmicas para dengue, iniciarão a vacinação contra a doença em fevereiro. Estas áreas foram escolhidas com base em critérios como o número de habitantes, alta transmissão de dengue entre 2023 e 2024, e predominância do sorotipo DENV-2. A lista completa está disponível no site do Ministério da Saúde, e 16 estados, além do Distrito Federal, possuem cidades que atendem a esses requisitos.

O público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária responsável por uma considerável parcela das hospitalizações por dengue. Entre janeiro de 2019 e novembro de 2023, esse grupo totalizou 16,4 mil hospitalizações, ficando atrás apenas dos idosos, que ainda não foram autorizados a receber a vacina.

A vacinação será feita em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Brasil é pioneiro ao disponibilizar a vacina Qdenga, produzida pela Takeda, no sistema público de saúde, após a incorporação ao SUS em dezembro de 2023, seguindo a análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*