Conflito em território indígena na Bahia resulta em morte de mulher Pataxó

No último domingo, 21, um conflito entre indígenas, policiais militares e fazendeiros no território Caramuru, município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia, resultou em uma morte e vários feridos. A vítima fatal foi a Nega Pataxó, irmã do cacique Nailton Muniz Pataxó, do povo indígena Pataxó-hã-hã-hãe, de acordo com informações divulgadas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Segundo a Apib, o conflito teve início após a retomada de uma fazenda pelos indígenas, parte do território Caramuru, no último sábado, 20. Após mobilização dos ruralistas da região pelo Whastapp, os indígenas foram cercados por homens que chegaram ao local com dezenas de caminhonetes. A mobilização via internet convocava os fazendeiros e comerciantes para realizar a reintegração de posse da fazenda com as próprias mãos.

Durante o confronto, além da morte de Nega Pataxó, o cacique e outra liderança indígena foram baleados, duas pessoas foram espancadas, e uma mulher teve o braço quebrado. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um dos feridos no chão, cercado por ruralistas comemorando a ação violenta. Dois fazendeiros foram presos por porte ilegal de arma. A Apib também relata a participação de policiais na violência contra os indígenas.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*