Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 17, mais de 70 policiais federais deflagraram a Operação Gameleira, realizando o cumprimento de mandados que incluem prisão preventiva, prisão internacional e busca e apreensão. O alvo é um grupo envolvido em crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, atuando em colaboração com garimpeiros locais e estrangeiros nas regiões de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos, no estado da Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.
A investigação da Polícia Federal revelou que os proprietários de uma fazenda em Jaguarari, onde diversos pontos de garimpo estavam em operação, coordenavam e permitiam a extração de quartzo verde sem licença ambiental ou autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM). O garimpo ocorria mediante o pagamento de propinas, e o mineral extraído era destinado à exportação para a China, através do porto de Salvador, em contêineres.
A PF destaca que os envolvidos serão responsabilizados pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada. As penas acumuladas desses delitos ultrapassam 15 anos de prisão, indicando a gravidade das atividades ilegais perpetradas pelo grupo.
Seja o primeiro a comentar