Os Estados Unidos (EUA) anunciaram nesta sexta, 5, a responsabilidade pela morte, em Bagdá, do líder de um grupo armado pró-iraniano. Mushtaq Talib al Saidi, conhecido como Abu Taqua, era o comandante da 12.ª Brigada do movimento Al-Nujaba, vinculado às Forças de Mobilização Popular, com sede em Bagdá.
De acordo com fontes do Ministério do Interior iraquiano, um ataque com drone resultou na morte de Abu Taqua e de seu braço direito, além de outro membro do grupo, embora o general tenha confirmado apenas a morte de uma segunda pessoa. O Al-Nujaba integra a Resistência Islâmica no Iraque, responsável por ataques contra alvos norte-americanos no Iraque e na Síria.
Diversos grupos da Resistência Islâmica no Iraque condenaram o ataque, pedindo a retirada das tropas norte-americanas do país. As forças dos EUA e da coalizão internacional no Iraque e na Síria têm enfrentado ataques frequentes com drones e foguetes, atribuídos a grupos armados iraquianos. Nas últimas semanas, esses grupos foram alvo de bombardeios, alguns reivindicados pelos Estados Unidos, que são alvo de facções pró-iranianas devido ao seu apoio a Israel.
Seja o primeiro a comentar