Servidores do Ibama anunciam suspensão de fiscalização ambiental

Mais de 1,7 mil servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinaram uma carta destinada à presidência do órgão informando que irão suspender todas as atividades de fiscalização ambiental, se concentrando apenas em atividades internas e burocráticas. A decisão, prevista inicialmente para a última segunda, 1º, ainda não havia se concretizado até esta última terça, 2, conforme nota do Ibama.

A medida é uma resposta às negociações em andamento entre servidores e governo sobre reajuste salarial e a proposta de reestruturação da carreira. A falta de resposta do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em relação à proposta de restruturação da carreira de especialista em meio ambiente tem gerado insatisfação entre os funcionários.

O documento destaca que atividades finalísticas do órgão, como operações de fiscalização ambiental na Amazônia e em terras indígenas, vistorias de licenciamento ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais, entre outras, podem ser prejudicadas até a retomada das negociações. Os servidores atribuem os impactos à década de abandono da carreira do servidor público durante o governo anterior.

A carta encerra solicitando a retomada das negociações com a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional). Os servidores e suas representativas têm pressionado o governo por melhorias nas condições de trabalho e remuneração.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*