A prática regular de natação é uma excelente forma de manter um estilo de vida saudável. O exercício oferece uma série de benefícios, além de ser uma atividade prazerosa que proporciona a melhora da saúde, relaxamento e fortalecimento do corpo. No entanto, a exposição prolongada aos componentes químicos presentes nas piscinas, pode causar efeitos negativos à pele, como ressecamento, coceira, vermelhidão e irritações.
Embora o uso do cloro seja fundamental para manter a água da piscina limpa e segura, a substância pode ocasionar efeitos adversos na pele. Uma das preocupações mais comuns é o ressecamento. O cloro é um elemento químico que, em contato com a pele, remove sua oleosidade natural, deixando-a mais seca, ocasionando coceira e até descamação.
A Dra. Paula Colpas, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que, para minimizar esses efeitos, é aconselhável adotar alguns cuidados. “É importante lembrar que a exposição prolongada à água da piscina e ao cloro podem prejudicar a saúde cutânea. Por isso, enxaguar-se imediatamente após nadar e aplicar um hidratante após o banho são importantes para manter a saúde da pele”.
– Proteção solar: A exposição ao sol durante a natação pode aumentar o risco de queimaduras solares e envelhecimento precoce da pele. Use um protetor solar resistente à água com um alto fator de proteção solar (FPS) antes de entrar na piscina e reaplique-o conforme necessário.
– Enxágue após a natação: Após nadar, é importante enxaguar o corpo com água doce para remover o cloro e outros produtos químicos da piscina. Isso ajuda a evitar que esses produtos causem ressecamento e irritação na pele. Use também um sabonete suave e sem fragrância para limpar a pele.
– Hidratação: Para combater o ressecamento da pele causado pela exposição ao cloro, use um creme ou loção hidratante mais espesso e nutritivo após o banho. Procure produtos que contenham ingredientes que ajudam a reter a umidade na pele.
– Beba água: Além de manter a pele hidratada com cremes, beber água antes e depois da natação ajuda a manter a hidratação interna e a equilibrar a perda de água na piscina.
A escolha de produtos adequados causa impactos positivos na pele daqueles adeptos a prática esportiva. O uso de um sabonete com propriedades hidratantes e que não agridam a pele podem ajudar nesse processo. Ele é syndet, ou seja, não possui sabão em sua composição, ideal para peles sensibilizadas. É rico em agentes que preservam a barreira cutânea e ajudam a manter o pH fisiológico, limpando sem agredir.
Para o alívio das coceiras e descamações que podem ser causadas pelo excesso de cloro, vale a pena apostar em loções hidratantes que reestabeleçam o pH da pele e promove hidratação no corpo, rosto ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos, por um período de até 24 horas
O resultado é uma pele protegida, macia, viçosa e com alta luminosidade. Ambos os produtos agem na restauração da barreira cutânea, além de ter ingredientes com propriedades antipruriginosas e anti-inflamatórias. São hipoalergênicos, livres de conservantes, fragrâncias e corantes e tem sua eficácia testada e aprovada por dermatologistas e pediatras.
Seguir essas dicas regularmente pode ajudar a manter a sua pele saudável e bonita, mesmo com a prática regular da natação.
Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 – RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Seja o primeiro a comentar