Ibovespa cai e perde o patamar de 126 mil pontos com PETR4 e juros no foco

A bolsa de valores nesta sexta, 24, tem queda, acompanhando o desempenho negativo do dólar, tanto no Brasil quando no cenário internacional. Por aqui, a Petrobras, depois da apresentação do plano de investimento, e o comportamento dos juros estão no foco da atenção dos investidores.

Assim, perto das 13h05 desta sexta, o Ibovespa descia 0,56%, a 125.870,74 pontos. Na quinta, o índice havia fechado em alta, renovando as máximas para 2023.

Dólar
Simultaneamente, o dólar descia 0,04% em relação ao real, cotado a R$ R$ 4,9020.

O DXY, índice que mede o desempenho do dólar na relação com outras moedas importantes, também caía, – 0,36%, a 103,39.

Cenário externo e impacto sobre o Ibovespa
O dia iniciou com um movimento de abertura generalizada das taxas de juros nas economias centrais. Já entre as commodities, destaque para o minério de ferro, que voltou a subir em Dailan. O preço oscila com a “perspectiva da facilitação de financiamento para o setor imobiliário na China pelo governo”, avalia a Guide em relatório.

Enquanto isso, o petróleo Brent passa a subir, alta de 0,60% no horário mencionado, depois de iniciar o dia em baixa diante do adiamento da reunião da OPEP+, que deve acordar uma redução dos países membros na produção da commodity, o que tende a fazer o preço subir.

Cenário interno e o impacto sobre a bolsa de valores
A bolsa de valores hoje cai com a alta dos juros no mercado internacional. Além disso, o mercado ainda avalia o plano de investimento apresentado pela Petrobras (PETR3; PETR4).

Durante apresentação do plano, a Petrobras destacou que o objetivo principal é avançar num processo de transição energética e indicou que petróleo e gás natural seguirão como produtos relevantes, mas que segmentos rentáveis em baixo carbono ganharão relevância.

Além disso, o comunicado indicou que a companhia pretende manter a atual política de dividendos.

As ações da petroleira, que começaram o dia em queda, passavam a subir 0,95% (PETR3) e 1,08% (PETR4) no horário mencionado.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*