Um mapeamento feito pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) auxiliará nas ações de trânsito do Governo do Distrito Federal (GDF) e na conscientização dos motoristas do DF. O documento aponta as principais regiões com ocorrências de acidentes no ano de 2022 e as causas determinantes dos sinistros. Manobras indevidas e interceptação – a famosa “fechada” – estão entre as principais responsáveis pelos acidentes de trânsito.
O relatório aponta também que a falta de reação dos condutores, o excesso de velocidade, a reação tardia dos motoristas, perda de controle e condução na contramão estão entre as motivações para acidentes. As vias e regiões que mais registraram acidentes foram a DF-001, a área central de Brasília e as cidades de Ceilândia e Taguatinga.
Um criminoso em potencial
Nessa lista a Polícia deixou de apontar um ato que pode causar muitos acidentes: Dirigir e usar o celular ao mesmo tempo.
Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) feito no ano passado este é a terceira principal causa de morte no trânsito no Brasil e no Distrito Federal.
No Distrito Federal, falar ao telefone enquanto dirige é muito comum e vem aumentando o número de acidentes de trânsito. De acordo com a legislação, dirigir manuseando o aparelho eletrônico é infração gravíssima.
Segundo o assessor de comunicação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Glauber Peixoto, as causas de acidente de trânsito são das mais graves até as corriqueiras. “Acidentes que levam a óbito, engavetamento e até um atropelamento. O tempo que o condutor pega e olha o celular pode ser fatal, sem perceber a presença de pedestres, ciclistas e tudo o que está ao redor”, explica.
Seja o primeiro a comentar