O Distrito Federal aplicou, do início da campanha da vacinação da Covid-19, até este mês de outubro, 7.331.315 doses da vacina monovalente e 581.793 da bivalente contra a o vírus. Na unidade federativa, foram registrados 920.937 casos da doença e 11.917 mortes relacionadas ao vírus. Os dados são do Ministério da Saúde.
Hemerson Luz infectologista destaca que a vacina bivalente contra a Covid-19 oferece proteção contra as principais variantes e subvariantes responsáveis pela maioria dos casos da doença. Estas subvariantes surgiram a partir da Ômicron, e a vacina bivalente tem se mostrado eficaz em sua proteção.
“Certamente há necessidade do mundo se preparar com atualizações da vacina, mas manter a carteira vacinal atualizada com a vacina bivalente significa proteger principalmente as pessoas que pertencem a grupos de risco, como os acima de 65 anos, portadores de doenças crônicas e os bebês”, explica.
Para se vacinar, é preciso levar um documento de identificação e, caso possível, o cartão de vacina contendo as doses das vacinas anteriores contra covid-19.A dose bivalente é administrada quatro meses após a dose de reforço ou a segunda dose. Quem ainda não tomou a primeira ou segunda dose deve iniciar a vacinação com a monovalente, disponível nas unidades da Secretaria de Saúde.
Seja o primeiro a comentar