A Barragem do Descoberto, que fica próximo a Águas Lindas de Goiás, é um dos grandes reservatórios que abastece o Distrito Federal. Com capacidade de armazenamento de aproximadamente 86 milhões de m³ de água, ele leva água potável para cerca de 60% da população do DF.
Para manter seu bom funcionamento e atender os requisitos de operação segura da barragem e de ampliação da durabilidade da estrutura, conforme está definido na Política Nacional de Segurança de Barragens, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) iniciou em março a instalação de uma cortina de drenos e a aplicação de resina sintética na estrutura física da barragem.
O gerente de Implantação de Obras Centro-Norte da Caesb, Guilherme Gobbi, explica como será a nova etapa de melhorias: “Será instalada uma cortina para drenagem na parte interna do paredão. Também serão realizadas intervenções para a injeção de resina sintética de poliuretano, um material selante que vai melhorar a estanqueidade da estrutura de concreto e, por consequência, garantir uma maior vida útil à estrutura”, afirmou.
A estrutura da barragem é formada por um conjunto de 18 blocos construídos em concreto, que, somados, chegam a 265 metros de crista. O vertedouro, por onde a água desce quando o reservatório atinge 100% de sua capacidade (1.030 metros), tem 55 metros de comprimento.
Seja o primeiro a comentar