Em Portugal, Lula reforça a crítica ao nível atual da taxa Selic no Brasil

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua viagem a Portugal, reforçou nesta segunda, 24, suas críticas ao atual nível da taxa Selic. Lula argumentou que a política econômica adotada pelo atual governo brasileiro está prejudicando a população mais pobre e que a redução da taxa Selic é essencial para sustentar o crescimento econômico do país. Ele defendeu a adoção de uma política monetária mais expansionista, com juros mais baixos e incentivos ao consumo.

A Selic está há oito meses em 13,75% ao ano, maior percentual desde 2016 e maior taxa de juros real (ou seja, descontada a inflação) do mundo. O Banco Central, responsável por definir esse patamar, diz que os juros altos são necessários para controlar a inflação.

Enquanto isso, Portugal é um país que tem se destacado nos últimos anos pela sua recuperação econômica. Após uma grave crise financeira, Portugal conseguiu reverter a situação com uma política de austeridade fiscal e reformas atrasadas. Atualmente, o país tem registrado um crescimento econômico consistente e um aumento do investimento estrangeiro.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*