O sistema de exaustão do Túnel de Taguatinga passou pelo primeiro teste de fumaça, nesta terça, 28. Todos os 52 ventiladores foram acionados com fumaça fria para que fosse possível verificar a velocidade das pás, entre outros pontos estabelecidos em projeto.
A avaliação contou com a participação de engenheiros e técnicos da Secretaria de Obras e do consórcio responsável pela execução das passagens subterrâneas. Primeiro, foram testados os 22 ventiladores instalados no lado sul (sentido Avenida Elmo Serejo/Estrada Parque Taguatinga). Em seguida, foi a vez dos 30 aparelhos do lado norte.
Assim como os demais equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. No entanto, por motivos técnicos, a primeira testagem de fumaça ocorreu de forma mecânica, com a programação manual dos aparelhos. “Para isso, montamos um aparato energético, composto por subestações provisórias, com geradores e transformadores”, cita o engenheiro eletricista do SODF, João Paulo Nery.
Em 28 de fevereiro, o sistema de exaustão passou por uma avaliação de funcionamento, em que 22 unidades foram ligadas. De acordo com o engenheiro eletricista Renato Sales Santos, o teste serviu não só para checar o bom funcionamento dos aparelhos, mas também para orientar corretamente o fluxo de ar. “Alguns aparelhos estavam girando no sentido inverso ao desejado”, explicou. “Reprogramamos o software e a direção foi ajustada.”
Seja o primeiro a comentar