Cosméticos probióticos: Uma revolução na estética que tem ganhado e notoriedade

A cosmetologia está sempre em busca de inovações para tornar seus produtos cada vez mais poderosos, mas apesar das novas descobertas químicas, o segredo para prolongar o tônus da pele pode estar em processos naturais da pele, para utilizar esses sistemas orgânicos cada vez mais a indústria tem investido nos cosméticos probióticos.

Estes tipos de cosméticos probióticos são produtos de beleza que possuem em sua composição as chamadas “bactérias boas”, microorganismos que ajudam a equilibrar o pH da pele, possuem ação anti-inflamatória, ajudam na hidratação, amenizam sinais da idade, dentre outros benefícios.

Eles agem diretamente na flora cutânea, um conjunto de bilhões de microorganismos que habitam na pele e tem, tanto função imunológica, quanto estética, colaborando para manter a boa aparência da pele e características como, espessura, pH e densidade de folículos.

A flora cutânea pode ser alterada devido a exposição ao sol, poluição, oleosidade, umidade, temperatura e vários outros fatores aos quais estamos expostos diariamente, e é justamente aí que os cosméticos probióticos agem, eles reequilibram esses microorganismos e restauram a pele.

Os benefícios dos cosméticos probióticos para a pele
Com seus efeitos conhecidos há décadas em restaurar a flora intestinal, e já extremamente famosos em países europeus, os probióticos só chegaram à indústria da beleza brasileira recentemente, prometendo incríveis resultados.
De acordo com o artigo “Uso cosmético de probióticos: Um estudo prospectivo”, publicado pela UFBA, o uso de probióticos em produtos cosméticos é promissor e traz resultados efetivos.

“A procura e a possibilidade do uso de microrganismos probióticos em cosméticos é ainda recente […] Os resultados mostram aplicações em diversas frentes e benefícios, como ação antioxidante, hidratante, antibacteriana, imunitária e estimuladora de biomoléculas importantes para a saúde da pele”.

De acordo com a cosmetóloga e pesquisadora, Daniela Lopez, os probióticos são o futuro da indústria de cosméticos por atuarem de forma mais natural e estimularem processos orgânicos que prolongam a beleza da pele.

“Os benefícios dos cosméticos probióticos já foram comprovados e cada vez mais novas pesquisas têm ajudado a desenvolver a tecnologia, os compostos bioativos ajudam a estimular o microbioma cutâneo, o que traz uma série de benefícios para a pele, como a redução de linhas de expressão”.

Evoluções ainda são necessárias
Apesar dos incríveis benefícios que já são trazidos pelo uso dos cosméticos probióticos, ainda existem evoluções importantes que precisam ser realizadas, especialmente no que diz respeito à conservação dos microorganismos vivos, que atualmente possuem uma via útil muito pequena e depende bastante das condições de conservação do produto, como explica Daniela Lopez.

“No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para conseguir prolongar mais a vida útil desse tipo de produto, já que os microrganismos são sensíveis a fatores como o clima e a própria manipulação dos cosméticos, o que pode afetar os seus resultados” Ressalta.

Daniela Lopez é Cosmetóloga, graduada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Braz Cubas, técnica em Estética Facial e Corporal pelo SENAC, especialista em estética e cosmetologia avançada UNIFESP, membra do comitê científico internacional de estética e Cosmetologia.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*