O número de vidas perdidas para os fortes terremotos que atingiram a Turquia e a Síria nessa segunda, 6, já é superior a 5 mil, segundo os últimos balanços dos dois governos. Mas, esse número está sujeito à mudanças conforme a realização das operações de busca.
Segundo um funcionário da Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres, quase 6 mil edifícios ficaram destruídos.
Um dos terremotos atingiu magnitude 7,8 na escala Richter. O Serviço Geológico dos Estados Unidos admite a possibilidade de o número de vítimas chegar a 10 mil.
As equipes de resgate lutam contra os fatores climáticos para salvar as pessoas que estão entre os escombros. De acordo com Orhan Tatar, funcionário da Agência de Gestão de Desastres da Turquia, cerca de 8 mil pessoas foram resgatadas em dez províncias.
Cerca de 25 mil pessoas, incluindo militares, participam dos esforços de resgate, disse Tatar, acrescentando que foram destinados 12,1 milhões de euros em fundos urgentes para as dez províncias mais afetadas.
Unidos pelo sentimento de solidariedade e empatia, diversos países se dispuseram a enviar o apoio necessário aos dois países. A ajuda internacional começa a chegar nesta terça, 7, à Turquia com equipes internacionais.
Esse foi o maior terremoto registrado na Turquia desde o de 17 de agosto de 1999, que causou a morte de 17 mil pessoas, incluindo mil em Istambul.
O chefe de Estado do país declarou luto nacional por uma semana e o fechamento das escolas durante uma semana.
Seja o primeiro a comentar