Após reunião com 22 dos 24 deputados distritais, a governadora em exercício Celina Leão anunciou que a fila das cirurgias dos hospitais públicos será diminuída com o apoio de emendas parlamentares.
A previsão é de que seja coletado R$ 22 milhões, referentes a R$ 1 milhão de cada parlamentar. Por meio do investimento, será possível aumentar o número de procedimentos cirúrgicos. O crédito será enviado o mais breve possível pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) à Câmara Legislativa e direcionado para a Secretaria de Saúde (SES).
A ampliação terá como foco as áreas de urologia, oftalmologia, proctologia e também nos procedimentos de pequena e média complexidade de cabeça e pescoço (nódulos de tireoide e pequenos tumores).
Todos colaboram
“Todos os deputados estão disponibilizando esse valor para dobrarmos as cirurgias e reduzirmos a fila pela metade. O espírito de colaboração nesse momento foi o que permitiu essa decisão.”, disse Celina Leão.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, disse que a ajuda dos deputados é essencial para que o governo atinja os objetivos da pasta. A parceria entre o GDF e a rede privada permitiu que algumas filas fossem zeradas, como as destinadas a histerectomia (remoção do útero) e hérnia inguinal e umbilical para crianças.
Contratações
Durante o encontro, também foram discutidos temas referentes à contratação de anestesiologistas, além da construção de um hospital de retaguarda para receber pacientes das UPAs e o trabalho do governo para alterar a administração do IgesDF, permitindo que o instituto reforme e cuide, por conta própria, dos equipamentos públicos sob sua responsabilidade.
Seja o primeiro a comentar