Alertas de ataque aéreo foram ouvidos em toda a Ucrânia nesta sexta, 3, quando o presidente Volodymyr Zelenskiy recebeu líderes da União Europeia (UE) para debater a imposição de novas sanções à Rússia e as perspectivas da Ucrânia de ingressar no bloco europeu.
A chefe da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu viajaram a Kiev em ato de apoio à luta ucraniana contra a invasão do país vizinho.
Zelenskiy implora por mais punições à Moscou por parte da União Europeia, embora as novas sanções que o bloco esteja preparando para o aniversário devam ficar aquém das exigências de seu governo.
Kiev se inscreveu para integrar o bloco dias após a invasão da Rússia no ano passado. A União Europeia abraçou o pedido, apesar de ter rejeitado os apelos da Ucrânia para um caminho rápido para adesão enquanto o país está em guerra.
Autoridades da UE listaram vários requisitos de entrada, desde estabilidade política e econômica até a adoção de várias leis da UE. O processo provavelmente levará anos.
“Alguns podem querer especular sobre o fim do jogo, mas a simples verdade é que ainda não chegamos lá”, disse uma autoridade da UE.
Seja o primeiro a comentar