Conab estima produção de 54,94 milhões de sacas de café para o final deste ano

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma produção de 54,94 milhões de sacas de café. Os dados estão no 1º Levantamento da Safra de Café 2023, publicado nesta quinta, 19, em Brasília.

“Para a presente safra, mesmo sendo ano de bienalidade negativa, a estimativa é superior em 7,9%, em relação à safra colhida em 2022, quebrando o ciclo de evolução da série desde a safra de 2001, quando a Conab começou a acompanhar a safra da produção cafeeira no país”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, ao anunciar os números.

Segundo ele, desse total 37,44 milhões serão de café arábica, o que corresponde a um volume 14,4% maior do que o obtido em 2022; e 17,51 milhões serão de sacas café conilon beneficiado, o que representa uma produção 3,8% menor do que o volume obtido em 2022.

Área para produção
A Conab informou que em relação à área total destinada à produção de café arábica e conilon, a previsão é de que sejam utilizados 2,26 milhões de hectares, o que representa um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior.

Guilherme Ribeiro explica que o clima “muito desfavorável” em 2021 fez com que muitas lavouras não entrassem na produção em 2022.

De acordo com o gerente de Acompanhamento de Safras da Conab, Rafael Fogaça, apesar do cenário positivo, a expectativa é de que haja um recuo no rendimento médio em comparativo com a safra anterior, o que poderá refletir no valor final, avaliado nesse primeiro levantamento em 17,51 milhões de sacas de café conilon beneficiado”, disse. O número é 3,8% menor que o volume registrado na safra 2022.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*