Equipes das unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal começaram a busca ativa pelas famílias das crianças que receberam a primeira dose do imunizante Pfizer Baby contra o coronavírus e ainda não compareceram para a dose de reforço. Mais de 2.700 crianças iniciaram o esquema vacinal, mas até o momento 440 receberam a segunda dose.
Cerca de 600 já estão com atraso no esquema vacinal. No final deste mês, deve ser iniciada a segunda dose das crianças sem comorbidades, que puderam se vacinar a partir de 28 de dezembro.
Atenção ao prazo
A gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão, ressalta que o esquema vacinal conta com três doses, e de quatro semanas entre as duas primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira. “Na vacina Pfizer Baby há uma quantidade menor de antígeno e, segundo os estudos, é preciso aplicar uma terceira dose para obter uma resposta imunológica adequada”, afirma.
A Saúde orienta que as famílias estejam atentas ao cartão de vacina das crianças para não perderem os prazos. Atualmente, 12 unidades básicas de saúde oferecem a segunda dose do imunizante Pfizer Baby.
Mais vacinas
Nesta terça, 17, a Secretaria de Saúde começou a distribuir 6.740 imunizantes da CoronaVac que serão usados como segunda dose para o público infantil. A rede de atendimento também conta com estoque para o calendário de vacinação de rotina, a ser tomado de acordo com a faixa etária.
Seja o primeiro a comentar