A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que liberou a ampliação do prazo de validade para 18 meses da vacina Comirnaty, imunizante monovalente contra o coronavírus, produzida pela Pfizer.
Segundo a entidade, a medida se aplica a todas as apresentações da vacina fabricada a partir do dia 9 de janeiro de 2023 e liberadas para uso em crianças a partir de 6 meses de idade, adolescentes e adultos. A validade anterior era de 12 meses.
A aplicação das remessas já fabricadas e distribuídas no país, que estão identificados com o prazo de 12 meses, a farmacêutica recebeu orientações da Anvisa a solicitar uma autorização excepcional de uso.
“Nesse pedido, a Pfizer deve comprovar a adequada rastreabilidade dos lotes, de maneira que os profissionais de saúde e os indivíduos que recebam a vacina possam averiguar a validade, no momento da sua aplicação”, determinou a Anvisa.
A Anvisa também informou que para as versões bivalentes da vacina Comirnaty, imunizantes que têm variantes específicas da cepa Ômicron, não sofreram mudanças no prazo anteriormente aprovado.
Seja o primeiro a comentar