As decisões monocráticas do ministro do Supremo Tribunal Federal não têm agradado a população brasileira tão pouco conselhos e organizações representativas. O Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF) soltou uma nota em apoio ao governador do DF, Ibaneis Rocha, que foi afastado, na última segunda, 9, do cargo de governador do DF, em uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Em nota, o IADF, uma representação composta por advogados e juristas, criticou duramente a determinação de Moraes.
O instituto enfatiza que Ibaneis Rocha foi eleito em primeiro turno com mais de 830 mil votos e destacou que ao longo da carreira, o governador que chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no DF, sempre se mostrou defensor da democracia.
O IADF repudiou os atos de vandalismo nos prédios do Três Poderes ocorridos no último domingo, 08, e afirmou que o governador não pode ser responsabilizado pela depredação sem que haja investigação prévia e análise por uma corte competente.
Na nota pública, foi observado que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, também tinham ciência da manifestação, até então com caráter democrático, assim como Ibaneis Rocha.
O documento finaliza com a defesa da “ampla e irrestrita investigação e apuração dos fatos antidemocráticos e de barbárie para que os responsáveis, omissivos ou comissivos, respondam pelas suas condutas perante as Cortes competentes, observado o devido processo legal, inclusive no que tange à legitimidade e competências definidas pela nossa Carta Magna”
Seja o primeiro a comentar