O mundo se despediu nesta véspera de Ano Novo do papa emérito da Igreja Católica Apostólica Romana, Bento XVI, que faleceu aos 95 anos, no Estado da Cidade do Vaticano. Joseph Ratzinger exerceu o pontificado de 2005 a 2013. No último dia 28 de dezembro, o Vaticano informou que Bento XVI estava gravemente doente.
O papa emérito estava morando, desde 2013, no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. Ele era assistido por membros da associação leiga Memores Domini e pelo seu secretário pessoal, Dom Georg Gänswein.
O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro a partir da próxima segunda, 2 e o funeral será na quinta, 5, às 9h30 locais na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.
Joseph Ratzinger, nasceu em Marktl am Inn, no estado da Baviera, na Alemanha, em 16 de abril de 1927.
Em 19 de abril de 2005, foi eleito papa, em sucessão a João Paulo 2º, que havia falecido 17 dias antes, no dia 2 de abril. Segundo o Vaticano, Ratzinger foi eleito pelos cardeais como o 265º sucessor do apóstolo Pedro, fundador da Igreja Católica Apostólica Romana.
Em 10 de fevereiro de 2013, o papa Bento XVI renunciou ao cargo. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 597 anos.
Seja o primeiro a comentar