Parque Três Marias é uma opção de lazer durante as férias de fim de ano

O contato com uma natureza esbelta, acessibilidade à comunidade, espaço para as crianças brincarem e uma boa trilha para caminhar estão entre as coisas que podem ser encontradas durante uma visita ao Parque Ecológico Três Meninas. Localizada em Samambaia e administrada pelo Instituto Brasília Ambiental, a unidade de conservação (UC) recebe mais de 25 mil usuários por mês.

Educação ambiental
O Parque Três Meninas é uma das UCs que abriga o Parque Educador, projeto que visa incitar a educação ambiental in loco, ou seja, no próprio local, para os estudantes da rede pública de ensino.

A professora Edyla Galvão, que atua no programa, destaca que ele possibilita, além do conhecimento ambiental, a divulgação do parque. “Vários estudantes moram aqui perto, mas não conhecem o parque. Por meio do programa, as pessoas passam a conhecer o local e é despertado o sentimento de pertencimento”, explica.

A unidade ecológica possui 72 hectares de área. É localizada dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Juscelino Kubitschek e tem lugar de destaque na história cultural e ecológica de Samambaia.

O nome do parque carrega a história da família do pioneiro Inezil Penna Marinho e homenageia as três filhas dele: Zita, Marine e Martina. Entre os atrativos históricos do local estão as três casinhas de boneca que o pai construiu para suas filhas.

O Parque Três Meninas também oferece a seus frequentadores muitas possibilidades de práticas de atividades físicas. O local possui mil metros de trilha rústica, um quilômetro de pista de caminhada, quadras de futebol, vôlei de areia, pista de skate, ciclovia e parquinho infantil. Além disso, também tem um Programa Ginástica nas Quadras, com turmas de 80 alunos por turno.

O local é rico na diversidade de aves, cachorro do mato, saruês, raposas, entre outros animais. No parque é possível encontrar também veredas, área rupestre, de campo limpo e cerrado típico. A UC conta ainda com o ribeirão Belchior e várias nascentes.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*