Você sabia que o efeito de uma dieta varia de pessoa para pessoa? Diversos fatores são responsáveis por essa diferença, mas um dos principais deles é a genética. Afinal, os genes carregam a informação necessária para a produção de enzimas e, portanto, participam de maneira indireta da digestão dos alimentos.
Justamente por essa razão é ótimo que, atualmente, as pessoas possam fazer testes genéticos para descobrir quais nutrientes elas absorvem com mais facilidade. Com essa informação em mãos, especialistas podem elaborar uma dieta personalizada, focada no consumo do que é realmente necessário para que o paciente se mantenha saudável.
Além disso, a partir desses mesmos exames, ainda é possível descobrir se você tem predisposição a alguma intolerância alimentar, condição que geralmente é inevitável, mas que pode ser tratada de forma precoce.
Os testes focam em cinco pilares:
Nutrição: mostra como o seu corpo processa os alimentos e absorve os nutrientes para adotar a dieta ideal para o seu organismo;
Corpo: revela suas vantagens atléticas e corporais para personalizar seu treino e alcançar os melhores resultados;
Pele: expõe como os seus genes contribuem para a saúde da sua pele e quais os cuidados ideias para mantê-la saudável;
Sono e estresse: ajuda a entender como algumas situações afetam o seu humor e de que forma você pode dormir melhor;
Resposta a medicamentos: explica como seu corpo tende a responder a alguns remédios para avaliar as melhores opções junto ao seu médico.
Muitos médicos, aliás, têm usado esse tipo de exame para avaliar as necessidades de cada paciente e, então, dar orientações personalizadas para a manutenção da saúde. Afinal, já que não dá para mudar a genética, você pode adaptar o seu estilo de vida para ser a sua melhor versão.
Seja o primeiro a comentar