Escola de Santa Maria desenvolve ação de apoio a vítimas de violência

Com o objetivo de dar apoio a alunas e servidoras que já tenham sofrido algum tipo de violência, o Centro Educacional (CED) 310 de Santa Maria criou o projeto Flores na Escola. A iniciativa foi premiada em terceiro lugar, este mês, no Concurso de Seleção de Práticas Inovadoras do Programa Maria da Penha Vai à Escola, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Os gestores escolares reinventaram o espaço do banheiro feminino, que costuma servir de refúgio para as meninas que estão com algum problema. Além de disponibilizar absorventes no local, prática comum, a escola oferece mensagens de representatividade para reforçar a autoestima das estudantes da instituição e a caixinha SOS Emocional, por meio da qual as meninas podem pedir ajuda diante de alguma situação que estejam vivenciando. Esses pedidos são recolhidos e encaminhados para um atendimento especial.

Além dos recados disponíveis no local, por toda a parede foram estampadas fotos de mulheres que passaram por situações de violência doméstica, como Elza Soares, Célia Xakriabá, Djamila Ribeiro, entre outras personalidades. Nos quadros, um QR Code possibilita ler as histórias relatadas por elas. Um espelho grande também foi colocado na parede. Ali as meninas podem se olhar, se sentir bonitas, se fotografar e, principalmente, ver que são capazes de enfrentar qualquer problema.

Acolhimento
Com a ajuda de alunas e alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio, o projeto se mantém ativo desde 2017, quando foi criado.

Apesar de se tratar de uma iniciativa voltada para as mulheres, alguns meninos da instituição de ensino também colaboram com a ação.

 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*