Drenagem Pluvial no Túnel de Taguatinga avança mais uma etapa

A construção do sistema de drenagem do Túnel de Taguatinga alcançou um novo trecho da obra. Desde segunda, 10, os trabalhos se concentram na marginal sul da passagem, mais especificamente no percurso entre a Avenida Samdu e a Avenida Comercial. A instalação dos tubos de escoamento de águas pluviais é a última etapa antes da pavimentação asfáltica da via.

Instaladas por baixo do aterro, as manilhas de concreto têm 1 m de diâmetro. Os 400 m de tubulação vão se conectar a um sistema de drenagem mais robusto, com manilhas de 1,2 m de diâmetro que vão Samdu até uma bacia de contenção localizada a 500 m da passagem subterrânea, ao lado do Córrego do Cortado.

O tanque terá 2,5 m de profundidade e volume de pouco mais de 4.600 m³. Um dissipador será construído para evitar que a água captada pelo sistema de drenagem desemboque com muita força no reservatório. Na saída do tanque, além de passar por um segundo dissipador, a água percorre tubulação de menor calibre até desaguar no Cortado.

As marginais sul e norte do Túnel de Taguatinga vão ladear o boulevard que ocupará a parte superior da passagem subterrânea. Com duas faixas de rolamento em cada uma, as pistas correm paralelas ao corredor exclusivo para ônibus. No lado sul, o trecho que liga a Avenida Comercial à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), com 520 m de extensão, foi liberado para uso no dia 1º de outubro.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*