Brasília conquista a 1ª posição entre as cidades mais inteligentes do Centro-Oeste

Brasília é a sexta colocada no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC), na terceira localização, figura São Paulo (SP) e, na sequência, São Caetano do Sul (SP) e Campinas (SP).

A cidade ocupa também a primeira posição entre as cidades da região Centro-Oeste e figura na 10ª posição no Eixo Mobilidade e na 12ª posição na temática Empreendedorismo.

O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades. O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais, em São Paulo.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

Brasília em números
A capital do Distrito Federal conta com sete operadoras de fibra ótica, velocidade média das conexões de banda larga de 252,4 mbps ante o índice de 95,6 mbps na pesquisa anterior, 99,7% dos moradores da cidade cobertos por serviço 4G, dois polos tecnológicos e quatro incubadoras de empresas, segundo dados da Anprotec e MCTIC. Além das linhas de Metrô, no quesito mobilidade, Brasília oferece 18,3 quilômetros de ciclovia para cada 100 mil habitantes, 0,25% da frota de veículos de baixa emissão, ante o índice de 0,11% na edição anterior do estudo. Conta com sistema de bilhete único no transporte público, além de semáforos inteligentes.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*