Furacão Ian deixa 27 mortos e mais 10 mil pessoas desaparecidas na Florida

O número de mortos pela passagem do furacão Ian pelos estados americanos da Flórida, Carolina do Sul e Carolina do Norte subiu para 27 neste último sábado, 1°. Muitas das mortes ocorreram por afogamento. Tempestade causa ainda rastro de destruição na Flórida e Carolina do Sul.

O Ian atingiu na última quarta, a costa do Golfo da Flórida como um poderoso furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson. A segunda mais elevada, com ventos de 240 km/h, causando inundações e destruindo casas.

Autoridades da Flórida divulgaram que ao menos 27 pessoas morreram em devido a passagem do furacão. Várias mortes ocorreram por afogamento, incluindo uma mulher de 68 anos que foi arrastada para o mar por uma onda e um homem de 67 anos que esperava o resgate e acabou caindo na água que invadiu sua casa.

Autoridades acreditam que mais de 10 mil pessoas estão desaparecidas. E que a maioria está em abrigos ou sem energia. Outros milhares estão ilhados em suas residências e guardam o resgate. Os danos causados pelo furacão nos EUA foram estimados em dezenas de bilhões de dólares.

O presidente, Joe Biden, aprovou uma declaração de estado de emergência e pediu que a população ficasse atenta aos alertas das autoridades locais. A aprovação permite que o governo federal disponibilize recursos para as localidades atingidas.

Nesta última quinta, 29, Biden declarou que o governo federal cobrirá “100%” dos custos de limpeza de todos os estragos causados pelo furacão, bem como os esforços de resgate para salvar vidas. Além de, arcar com a maior parte do custo da reconstrução de prédios públicos, como escolas e quartéis de bombeiros.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*