O Ministério do Trabalho e Previdência (MTPS), divulgou nesta quinta, 29, em Brasília, as Estatísticas Mensais do Emprego Formal. Segundo a pasta, o Brasil gerou, em agosto, cerca de 278.639 postos de trabalho. No acumulado de 2022, o resultado é de 1.853.298 novos trabalhadores no Mercado, de 2.051.800 admissões e de 1.773.161 desligamentos de empregos com carteira assinada.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, ressaltou que é o terceiro mês em que o setor industrial registra alta nas contratações, o que ajuda elevar a renda da população.
“Isso quer dizer que estamos retomando o movimento da indústria brasileira e isso é importante porque traz um valor agregado aos nossos produtos e também vai elevar a média dos salários dos brasileiros. A indústria, via de regra, requer uma melhor qualificação, consequentemente, o setor crescendo, a média do salário do brasileiro acaba crescendo também”, afirmou Oliveira.
No mês passado, o saldo de empregos foi positivo nos cinco grupamentos de atividades econômicas, principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Cerca de 278.639 postos de trabalhos foram criados.
Em todo o país, o salário médio de admissão em agosto de 2022 foi de R$ 1.949,84. Comparado ao mês anterior, ocorreu acréscimo real de R$ 29,27 no salário médio de admissão, uma variação positiva de 1,52%.
Seja o primeiro a comentar