A Caixa Econômica Federal pagou nesta sexta, 23, a parcela referente à setembro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. A emenda libera a segunda parcela com o valor mínimo de R$ 600, que valera até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.
O total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste semestre, a partir deste mês, após a emenda liberar a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas.
Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil retornará a R$ 400. Uma nova proposta de emenda à Constituição pode ser aprovada e este valor pode ser reajustado. Tradicionalmente. O Auxílio Brasil conta com três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser inseridos caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.
Para as famílias cadastradas no Programa Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas CadÚnico. O benefício só é concedido a cada dois meses, o pagamento voltará em outubro.
Só poderá receber o Auxílio Gás quem está cadastrado no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Seja o primeiro a comentar