Os dados divulgados nesta quinta, 22, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), informou que o indicador precedente Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,4% em setembro, alcançando 84,4 pontos, acompanhando a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano.
De acordo com a CNC, o aumento superou em 16,5% o resultado de setembro do ano passado. Influenciado pela melhora do mercado de trabalho. “Com efeito, os indicadores de Emprego Atual e de Perspectiva Profissional permaneceram como os únicos nos quais todas as famílias se demonstram satisfeitas”, destaca a entidade.
Os dados indicam que 47,1% dos entrevistados disseram estar com uma perspectiva positiva para o emprego nos próximos 6 meses. A Perspectiva Profissional subiu 1,4% em setembro, para 103,4 pontos, após a queda de 0,3% registrada em agosto. Na comparação anual, a alta é de 25,3%. Na comparação com setembro de 2021, o componente subiu 25,6%. O segundo elemento de maior influência no ICF no mês foi a avaliação da Renda Atual, com alta de 2,1%, para 99,1 pontos.
“Contribuíram para isso o aumento do valor do Auxílio Brasil e a recuperação de parte do poder de compra decorrente da deflações de julho e agosto. Para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, a alta foi inclusive mais expressiva (2,2%), o que corrobora a influência dos programas de renda”, explica a CNC.
O ponto de vista do Consumo nos próximos meses teve alta de 1,2% na passagem de agosto para setembro e 7,8% na comparação anual. O componente foi favorecido por “avanços nas condições de consumo, com renda, inflação e mercado de trabalho mais favoráveis”, Segundo a entidade.
Porém, a CNC salienta que, por causa da assistência financeira para as famílias de baixa renda ser temporária, a Perspectiva de Consumo cresceu influenciada pelas famílias com renda acima de dez salários mínimos.
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