Estudo de ONG aponta melhores deputados e senadores do Distrito Federal na legislatura 2019-2022

Após análise de três anos e nove meses da 56ª legislatura do Congresso Nacional, a ONG Ranking dos Políticos está publicando a lista com os 6 melhores deputados federais e senadores do Distrito Federal. A organização, criada em 2012, monitora todos os 594 parlamentares do parlamento federal e os classifica com notas de zero a dez, conforme performance em três critérios: combate à corrupção, a privilégios e a desperdícios na máquina pública. Para ser avaliado, o parlamentar deve ter ficado pelo menos seis meses no mandato.

Segundo os critérios da ONG Ranking dos Políticos, os melhores deputados federais e senadores do Distrito Federal são: Paula Belmonte (Cidadania), Bia Kicis (PL), Luis Miranda (Republicanos), Izalci Lucas (PSDB), Reguffe (sem partido) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos). Confira abaixo a lista detalhada.

Dos seis melhores parlamentares do DF, três estão tentando a reeleição. O senador Izalci Lucas se candidatou a governador do Distrito Federal, Paula Belmonte disputa uma cadeira para Deputada Distrital e o senador Reguffe se desfiliou do partido União e sairá da vida pública, sendo este seu último mandato. Veja a posição dos demais parlamentares do Distrito Federal: www.politicos.org.br.

Critérios de avaliação
No quesito antiprivilégios, o Ranking dos Políticos leva em consideração o posicionamento dos parlamentares na votação de leis que têm grande potencial de desenvolvimento social e econômico. Desde o início da legislatura (2019-2022) até o momento, foram computadas 112 votações.

Já no critério antidesperdícios, a plataforma considera a quantidade de faltas e presenças nas sessões plenárias, além do percentual da economia da cota parlamentar e da verba de gabinete. Quem falta menos e economiza mais, pontua melhor.

Por fim, no combate à corrupção, a plataforma monitora processos de direito público como improbidade administrativa, desvio de recursos e corrupção. Congressistas com condenações perdem pontos. Quanto maior o grau da condenação proferida (1º grau, 2º grau ou trânsito em julgado), maior a perda de pontos. Ao todo, o Ranking dos Políticos monitora 2.614 processos judiciais de parlamentares federais, com sistema integrado em todas as varas e tribunais judiciais do Brasil.

Premiados no Distrito Federal
Todos os anos, o Ranking dos Políticos premia os senadores e deputados federais mais bem classificados na plataforma. Nos três primeiros anos de cada legislatura a ONG premia os melhores do ano corrente e no último ano, os melhores da legislatura inteira. “O objetivo é reconhecer o bom desempenho que tiveram no Poder Legislativo, com a missão de separar o joio do trigo”, explica o diretor-geral do Ranking dos Políticos, Gláucio Dias.

As categorias da premiação são: melhor senador e melhor deputado federal do Brasil; primeiros colocados em cada um dos 27 estados; 30 melhores deputados federais e 5 melhores senadores do País e, por fim, o troféu Bom Parlamentar, entregue a parlamentares com nota acima de 6,7.

Neste ano, ao todo, foram premiados 192 parlamentares, sendo quatro do Distrito Federal. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) ganhou o prêmio de “Melhor Parlamentar do DF”; Bia Kicis (PL) foi apontada entre os 35 melhores deputados do Brasil. Já o prêmio “Bom Parlamentar” foi para Luis Miranda (Republicanos) e Izalci Lucas (PSDB).

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*